Mês da Diversidade: celebrando a inclusão e valorizando a diferença!

Em junho é celebrado, internacionalmente, o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. A longa sigla tenta congregar e dar visibilidade às (cada vez mais) diversas formas possíveis de ser e de se estar no mundo, tanto no que diz respeito à identidade de gênero como em relação à orientação sexual. 

Considerando a importância de tais temáticas, o Caism promoveu o “Mês da Diversidade”, com atividades que tinham como objetivo a reflexão e a aproximação da comunidade do hospital com questões relativas à inclusão e o respeito às heterogeneidades.

Os eventos aconteceram ao longo da última semana de junho, entre os dias 25 e 27.  



MESA REDONDA (25/06)

A mesa redonda, que deu início ao ciclo de atividades, foi realizada no dia 25/06 no auditório Kazue Panetta. Contou com a presença da Profa. Dra. Silvia Maria Santiago, Diretora Executiva de Direitos Humanos da Unicamp; com a Dra. Eliane Jocelaine Pereira, responsável pela Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Prefeitura de Campinas; e com a Dra. Amélia Flor, primeira mulher trans a se formar Médica pela Unicamp, em 2022, e que atua como Generalista na Estratégia “Consultório na Rua” da cidade de Campinas-SP.

As convidadas ressaltaram a importância do Caism e do SUS na promoção de garantia de direitos à população, pois o acesso à saúde de qualidade é, sobretudo, acesso à cidadania. 

A mesa foi apresentada pelo Prof. Dr. José Paulo de Siqueira Guida, docente da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e contou, ainda, com uma fala inicial do Superintendente do Caism, o Prof. Dr. João Renato Bennini Junior. 


RODA DE CONVERSA (26/06)

A roda do dia 26/06 teve como tema “Rede de atendimento e fluxo da mulher em situação de violência de Campinas”, e foi conduzida pela psicóloga Patrícia Filizola, membro do CEAMO (Centro de Referência e Apoio à Mulher). A palestra teve como objetivo apresentar os serviços oferecidos pelo CEAMO, além de reforçar a relevância de se defender os direitos das mulheres, numa perspectiva de promover a igualdade de gênero nas relações interpessoais. 



RODA DE CONVERSA (27/06)

O bate-papo do dia 27/06 foi sobre “Inclusão social e diversidade” e mediado pela Profa. Dra. Sônia Seixas, integrante do NEPAM/Unicamp. O propósito do diálogo foi refletir sobre os eixos “identidade, empatia, inclusão social e diversidade”, com atenção aos princípios preconizados pelos Direitos Humanos em relação à comunidade LGBTQIAPN+. 

plugins premium WordPress