A marca constitui o elemento mais importante do programa de identidade visual de uma ideia, produto, instituição ou serviço. Ainda assim, prestes a completar 32 anos de inauguração, o Caism ainda não possuía uma marca oficial. Aliás, ao longo dos anos, o Hospital adotou uma série de marcas para simbolizar determinadas datas comemorativas, especialmente os aniversários de 10, 20, 25 e 30 anos: todas elas, no entanto, provisórias. De tal modo que, passados os períodos de celebração, o Caism se via novamente sem uma marca ou identidade visual própria. Mas isso acaba de mudar.
Nas últimas reuniões da Diretoria Executiva (29 de novembro) e do Conselho Técnico Administrativo (6 de dezembro), foi homologado o novo Manual de Identidade Visual do Caism, que apresenta a marca oficial do Hospital e estabelece suas regras de uso. Construída pela Seção de Assessoria Técnica e Científica (Astec), sob orientação da Diretoria Executiva e Associada do Hospital, a marca buscou ressaltar o nome da Instituição e seu vínculo com a Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. Para expressar esses dois elementos textuais, utilizou-se como padrão tipográfico a fonte Microgramma Bold Roman para a palavra “Unicamp” (que, aliás, também é utilizada pela própria Universidade em sua marca). Por sua vez, o nome “Caism” foi redigido com um padrão cursivo inspirado na fonte Sarina, criada pelo designer Eben Sorkin.
Organicamente integrada aos elementos textuais, a marca utiliza como símbolo um conjunto estilizado de pétalas, todas elas pintadas digitalmente emulando-se uma técnica de aquarela, que permite representar a diversidade de saberes que compõem o universo do Caism, além de referenciar a sutileza e expertise necessárias tanto para o aquarelista quanto para os pesquisadores e profissionais que atuam em um Hospital de excelência. A escolha das pétalas, cuja justaposição sugere uma flor, visa à representação da fertilidade, do nascimento e do próprio ciclo vital, conceitos claramente conectados com todas as especialidades do Caism.
Apesar da variação de tons, a cor rosa predomina na marca. Sua escolha foi inspirada na representação do sexo feminino, além de remeter à cor que simboliza internacionalmente os esforços pela conscientização e combate do câncer de mama, que é uma das principais demandas assistidas pelo Caism.
Para que pudesse ser utilizada em alta resolução, a imagem da flor foi reconstruída digitalmente e de modo integral pela Astec, tendo como base uma arte elaborada pela designer Caroline Vian para o Caism no ano de 2016. Na época, a discussão sobre a padronização da marca do Hospital havia sido retomada pelos membros da Diretoria Executiva da Instituição. Embora a proposta de marca então apresentada não tivesse sido aprovada nas instâncias responsáveis, um dos elementos visuais que a acompanhavam perifericamente obteve grande aceitação por toda a comunidade da Instituição. Esse elemento era, justamente, a flor que hoje salta aos olhos na marca oficial do Hospital.
Agora que a marca do Caism se encontra aprovada pelas instâncias superiores da Instituição, deverá ser utilizada em todos os materiais de divulgação institucional que vierem a ser produzidos (banners, pôsteres, panfletos, site, etc.). Ela também deverá figurar em objetos de sinalização (placas de orientação de salas, fachadas e totens), uniformes de profissionais da saúde, ambulâncias, apresentações e papelaria. Em todos esses casos, a Astec deverá ser consultada sobre o uso adequado da marca do Caism.
No caso dos ofícios e comunicados internos, a Astec já elaborou os modelos de documentos que deverão ser utilizados por todas as divisões, serviços e seções do Caism. Esses modelos estão disponíveis no site do Caism (www.caism.unicamp.br), juntamente com o Manual de Identidade Visual do Hospital, que deve ser bem conhecido e observado por todos os profissionais envolvidos nos processos de criação, produção e controle de qualidade das mensagens visuais do Caism.