Homenagem ao Prof. Dr. José Vassallo (in memoriam)

Foi com grande satisfação que a Universidade Estadual de Campinas homenageou o Prof. Dr. José Vassallo.

Formado em medicina pela Universidade de São Paulo (1980), José Vassallo especializou-se em patologia na Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorou-se em medicina pela Universidade de Muenster, na Alemanha (1986).

Ainda na década de 1980, realizou estágios de especialização em Hematopatologia na França e em Biologia Molecular na Alemanha.

Em 1987, foi contratado como professor assistente pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, pela qual titulou-se como livre-docente em 2001 e como professor titular em 2005.

No final de 2017, aposentou-se da Unicamp, mas manteve-se profissionalmente ativo como consultor na Rede D’Or e como sócio proprietário do Laboratório de Patologia Multipat.

Em 5 de janeiro de 2024, porém, José Vassallo faleceu.

Sua biografia descreve um personagem de notável estatura intelectual, de dedicação às línguas: ao inglês, francês, alemão e italiano, além, é claro, do idioma natal.

De dedicação, também, à medicina, à pesquisa, à formação de novos profissionais e à cooperação científica internacional.

Ao mesmo tempo, José Vassallo era “JV”. Na inexorável informalidade brasileira, é bem provável que muitos o conhecessem como “J”, um homem de riso amplo e franco.

Nas palavras de sua companheira, Glauce, JV “…será sempre lembrado por seu carinho, inteligência, delicadeza e capacidade de tirar o melhor de cada pessoa”.

Texto e fotos: Denis Cacique.