Doação de livros para o Caism

Na última quinta-feira, 11 de abril, representantes da Biblioteca Comunitária e do Sistema de Bibliotecas da Unicamp compareceram ao Caism para presentear as pacientes do Hospital com nada menos que 180 livros, especialmente romances infanto-juvenis. A entrega ocorreu na sala de reuniões da Diretoria Executiva, onde Gislaine Melo de Lima e Márcio Souza Martins reuniram-se com João Bennini (Superintendente) e a equipe multiprofissional do ambulatório de atendimento especial do Caism, que acolhe mulheres vítimas de violência sexual.

Reunindo psicólogas, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticas e outros categorias profissionais, a equipe multiprofissional desempenha papel estratégico na promoção de um atendimento integral à saúde da mulher e do recém-nascido. Dito com outras palavras, isso significa que, com essas profissionais, o Caism procura acolher suas pacientes tratando-as não apenas como corpos biológicos (por exemplo, como um útero que carrega um feto ou como uma mama que contém um nódulo), mas sim como seres humanos com identidades e vivências únicas; consequentemente, com ideais e necessidades complexas.

Ajudar essas pessoas requer não apenas o uso de tecnologias avançadas (como aparelhos sofisticados e técnicas cirúrgicas de ponta), mas também a oferta de orientação para eventuais dificuldades envolvendo direitos sociais (como o afastamento do trabalho em caso de adoecimento), suporte psicológico em momentos de maior sofrimento emocional (associado ao câncer de mama, por exemplo) e fortalecimento muscular para mulheres com perda involuntária do xixi (incontinência urinária).

Dessa perspectiva, os livros recebidos pelo Caism terão papel importante no modelo de acolhimento que o Hospital oferece a suas pacientes. As obras permitirão às pacientes conhecer novos mundos, novos personagens e novas histórias, enriquecendo-se intelectual e culturalmente.

No Hospital, além das pacientes do ambulatório de atendimento especial, as publicações também serão disponibilizadas para mulheres em tratamento radioterápico e para as adolescentes em acompanhamento pré-natal. De acordo com José Paulo, médico do ambulatório de atendimento especial e docente da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, “A equipe de Psicologia observou, ao longo dos atendimentos, que a oferta de livros parece ser uma intervenção positiva no atendimento às pacientes do nosso Ambulatório”. Com as obras recém-recebidas, as pacientes do Caism “…poderão imergir em histórias novas e ajudar a reconstruir suas vidas”.

Iniciativas assim repercutem muito positivamente não apenas entre as pacientes do Caism, mas também entre os próprios servidores do Hospital. Prestes a concluir seu primeiro ano de atuação no ambulatório, José Paulo relata que a experiência lhe tem sido “…tão especial – do ponto de vista profissional e pessoal – e estas iniciativas mostram como tem sido bom ter encontrado e sido acolhido por este time”.

Se você, leitor ou leitora, também deseja presentear as pacientes do Caism com algum livro, saiba que o Hospital está recebendo doações de obras de literatura infanto-juvenil. As obras têm que estar em boas condições e ser escritas em língua portuguesa. Para formalizar sua doação, escreva para caism065@unicamp.br, que é o e-mail da Seção de Psicologia do Caism.

plugins premium WordPress