Para além da assistência, as atividades de pesquisa têm o objetivo de avaliar novos métodos de diagnóstico e de tratamento, permitindo aperfeiçoar certas técnicas de rotina e melhorar a exploração diagnóstica e/ou prognóstica.
Os biobancos são estruturas que conservam fragmentos biológicos, essenciais para garantir um suporte à pesquisa médica, em particular, a essa nova era tecnológica.
O Biobanco institucional do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM-UNICAMP-registro CONEP B-056), compõe essa coleção organizada de material biológico humano constituído por soro, plasma, tecido congelado, tecido fixado em blocos de parafina e líquido amniótico. Todo material é coletado e armazenado para fins de pesquisa, conforme regulamento ou normas técnicas, éticas e operacionais pré-definidas, sob responsabilidade e gerenciamento institucional, sem fins comerciais.
Localizado e sob responsabilidade da equipe do Laboratório de Diagnóstico em Patologia e equipado com dispositivos especiais e de última linha, este biobanco é de extrema importância para o avanço assistencial e científico, uma vez que o espectro de possibilidades de amostras biológicas podem fornecer informações importantes para determinar terapêuticas adequadas.
SAIBA MAIS: