Caism em números
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – CAISM, nasceu de uma proposta de docentes da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, particularmente do Departamento de Tocoginecologia. Idealizado para ser o “Hospital da Mulher” da Unicamp, foi inaugurado em março de 1986 e hoje é referência regional em complexidade terciária e quaternária na assistência à saúde da mulher e do recém-nascido. Pelo pioneirismo regional se consolidou como referência nacional para o tratamento de câncer ginecológico e mamário.
Atendendo exclusivamente através do SUS, constitui-se num hospital que presta assistência multiprofissional e interdisciplinar, além de promover o ensino, a pesquisa e a extensão. Instalado no complexo hospitalar da área de saúde da Unicamp é formado por um conjunto de oito prédios, que totalizam cerca de 20 mil m² de área construída.
Considerado a maior unidade hospitalar de atenção à saúde da mulher do interior do Estado de São Paulo, o CAISM dispõe de 130 leitos distribuídos entre as sub-especialidades da Obstetrícia, Neonatologia, Ginecologia, Oncologia Ginecológica e Mastologia, por onde já passaram mais de 1,5 milhão de pacientes.
Convênios com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Organização Panamericana de Saúde e OMS possibilitaram à instituição democratizar o acesso a essa medicina de alta complexidade.
O CAISM possui um quadro de pessoal com cerca de 1.300 colaboradores. Em 2023 atendeu cerca de 1250 partos e aproximadamente 70.000 consultas ambulatoriais de diversas especialidades, entre outros procedimentos.
Por sua excelência em atividades de assistência, ensino e pesquisa conquistou títulos importantes como Hospital Amigo da Criança – HAC, cuja certificação celebramos 20 anos em 2023. É certificado pelo Ministério da Saúde e da Educação como hospital de ensino e atualmente integra a Rede Nacional de Hospitais Sentinela do Ministério da Saúde.
Por três anos consecutivos (2009, 2010 e 2011) o CAISM conquistou uma posição entre as três melhores maternidades públicas do Estado, na pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com o ranking dos 10 melhores hospitais públicos, das cinco melhores maternidades públicas e das cinco melhores farmácias públicas de medicamentos especializados do Estado.
Abaixo, o retrato de nossa “casa”: o resumo dos atendimentos realizados durante o ano de 2023.