O Agosto Dourado, mês do aleitamento materno, é uma campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde em consonância com a Semana Mundial do Aleitamento Materno da WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação).
Para iniciar as discussões e celebrações da campanha, o Caism organizou um evento, na última quinta-feira, dia 01, com o título “Amamentação: apoie em todas as situações”, tema de 2024 da ação mundial. O foco desse ano é evidenciar como a desigualdade social e situações diversas de vulnerabilidade podem impactar o processo de amamentação, além de divulgar possíveis medidas de apoio e orientação para as mães.
No evento foram abordados alguns dos desafios enfrentados pelas mulheres nesse momento, como os casos de mães de prematuros e/ou gêmeos, mães com dificuldades de comunicação e mães que vivenciam situações de catástrofe, a exemplo do contexto das recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, foram discutidos os inúmeros benefícios do aleitamento materno para mães e bebês e outras possibilidades de amamentação, como os casos de indução à lactação em não gestantes.
Participaram do evento a Dra. Mônica Aparecida Pessoto, a Enfa. Sílvia Palmacena da Silva, a Dra. Náthalie Konarzewski e a Dra. Tábata Regina Zumpano dos Santos. Além delas, dividiram seus relatos de amamentação: Roseli (mãe da Alice), Ana Carolina (mãe dos gêmeos Leonardo e Lorena), Hellen e Ticiane (mães da Cecília).
Acompanhe outras ações do Agosto Dourado nas redes sociais do Caism!