Nos dias 10/06, 02 e 03/07/2024 aconteceram as primeiras atividades do programa “+Empatia”, que tem como objetivo refletir sobre o cotidiano das relações entre a comunidade do próprio Caism e no trato com a população que frequenta o hospital. Foram realizadas quatro sessões do workshop “Conhecendo a comunicação não-violenta”, com o professor Pablo Faria, membro do corpo docente do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, e especialista no tema.
O professor Pablo apresentou o assunto a partir da perspectiva de que integramos uma cultura organizada a partir da violência, e a linguagem é uma das bases dessa estrutura. Ele ressaltou que a forma como nos comunicamos tende, com frequência, a estimular conflitos, hostilidades e desavenças evitáveis.
Em um contexto de exaustão, sobrecarga e apreensão constante, como muitas vezes é a realidade da área da saúde, o dia a dia pode ser ainda mais desgastante se as relações estão tensionadas e a comunicação entre os pares é espinhosa. O professor, porém, registrou seu entusiasmo com a iniciativa do workshop e disse ser “muito solidário ao nível de estresse, que deve ser muito frequente aqui por conta desse trabalho que é tão importante, mas também tão delicado.”
A comunicação não-violenta, para o docente, seria um caminho para diálogos e interações mais adequadas, mais satisfatórias tanto “do ponto de vista da eficiência, mas satisfatórias também do ponto de vista humano”, nas palavras de Pablo. Além disso, afirmou que há avanços importantes na universidade, pois há “cada vez mais uma percepção da comunidade de que é preciso olhar para isso”.
O Superintendente do Caism, professor João Renato Bennini Junior, esteve presente em três das quatro oficinas e ressaltou a importância da parceria com a Educorp (Escola de Educação Corporativa da Unicamp) na realização dos workshops. Destacou, ainda, a relevância do tema abordado e a necessidade constante de as equipes refletirem sobre suas práticas profissionais e suas relações interpessoais.
O Programa +Empatia foi idealizado a partir da articulação, pela Superintendência do Hospital, dos trabalhos da Célula de Ouvidoria, do Serviço de Recursos Humanos e do Serviço de Gestão da Qualidade, e irá promover outras atividades e ações na direção de construir um ambiente cada vez mais humanizado e acolhedor para as pessoas que nele trabalham, estudam ou são atendidas.